sexta-feira, 31 de maio de 2019

Melhor Artigo de Opinião produzido pelos alunos em 2019.1



Prezados leitores, caros alunos,

Tenho estado um pouco afastada do blog somente por excesso de trabalhos acadêmicos, mas hoje não poderia deixar de publicar o melhor artigo de opinião produzido pelos alunos do BICT em 2019.1

Compartilho-o, então, com vocês !



Título do texto: O engenheiro é uma ferramenta ou um personagem do progresso?

ANTONIO FIALHO DA SILVA NETO e KEYTH LUCY GRAÇA DE SOUZA



          É fato que o engenheiro é uma engrenagem fundamental para a maquinaria do progresso. Isso se torna evidente na história quando países utilizaram o trabalho do engenheiro para alavancar o desenvolvimento, sendo visto apenas como uma ferramenta para alcançar o progresso ou quando encontramos personalidades do passado da engenharia que se tornaram grandes personagens do progresso atual.
            Entre os anos de 1933 e 1937 no período de grande depressão econômica nos Estados Unidos, o governo norte-americano utilizou como arma a construção para promover a recuperação do desenvolvimento da economia. Tal feito levou o engenheiro a ocupar uma posição privilegiada na estrutura organizacional do sistema, tendendo a ser associados muitas vezes pela sociedade como uma ferramenta.
            Entretanto, personalidades como Leonardo da Vinci e Nikola Tesla são conhecidos pelas suas genialidades, seus trabalhos trouxeram grandes contribuições para os avanços tecnológicos atuais. D´Vinci mesmo com todas as dificuldades do século XV, idealizou projetos inovadores que inspiraram avanços da atualidade, como por exemplo, seus projetos de voo. As invenções do engenheiro Nikola Tesla trouxeram várias contribuições para o mundo moderno, no campo do eletromagnetismo e da eletricidade, o tornando uma figura tão icônica que ficou conhecido como o homem que espalhou luz pela face da terra.
              Portanto é indispensável que o objetivo do engenheiro esteja atrelado ao progresso, sendo capaz de perceber as necessidades da sociedade como um todo levando em consideração tanto a geração presente, quanto as futuras gerações. Dessa forma, refletir sobre a identidade do engenheiro talvez deva ser o primeiro passo para aqueles que desejam contribuir de forma significativa para a continuidade do progresso. Em adição, a necessidade de manter o equilíbrio entre a produtividade de bens socialmente úteis e o entendimento da finalidade da ideologia do progresso é a base essencial, para não cair no que chamamos de “armadilha do progresso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário