quarta-feira, 28 de julho de 2021

Artigos de opinião excelentes !!! Turma 02 - 2021.1

 

                                  UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

                                                BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

DISCIPLINA: Prática de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa

Profa. Dra. Márcia A.G.Molina

Aluno (a) Maria Helena de Sousa Costa

FOLHA DE RESPOSTA – ATIVIDADE 02

 

A beleza preterida da arte-ciência.

A ideia de que ciência e arte são distintas e dissociadas vem da percepção de que ciência é logica pura enquanto arte é simplesmente imaginação, mas essa linha de pensamento não poderia ser mais equivocada, ora não foi Camões que fez uso interligado entre a astronomia e poesia para descrever a constelação Cruzeiro do Sul em Os Lusíadas, ou ainda a cientista Ada Lovelance criadora do primeiro algoritmo da história, uma matemática e escritora brilhante afirmando que só foi possível por conta da poesia. E, deixo bem claro que eles não foram os únicos, por tanto como se pode contrariar a inegável conexão entre arte e ciência?

Os nomes de artistas, cientistas e pesquisadores que usaram da complementação arte-ciência são inúmeros, mas para exemplificar vamos recordar o ilustre Augusto dos Anjos, primeiro poeta brasileiro a utilizar a combinação de ciência e poesia, Eu, seu único livro, é uma obra que nos transmite angustia, pavor e uma profunda tristeza, ao abordar de forma crua e direta, através do uso de termos técnicos científicos, o destino final do ser humano que é, nada mais que a decomposição do corpo. Infelizmente para Augusto seu trabalho não foi reconhecido na época, justamente pela ideia de que ciência e literatura não se misturam, por pessoas que eram teimosas demais para se quer fazer um mínimo esforço para pensar fora da caixa, no entanto, se pouco depois de um século ele continua sendo um dos poetas nacionais mais lidos, isso não significaria que, ele acertou em usar essa relação?

Aprender as diversas formulas da matemática, física e afins pode ser um desafio desanimador para os estudantes, por isso cada vez mais professores fazem uso da arte, seja através de música, literatura, ou mesmo animações para estimular o aluno, quem não conhece um professor de matemática que usou da famoso ‘’Jingle Bells da Trigonometria’’? Essa didática que a arte proporciona ao aprendizado da ciência é, cada vez mais notada e se tornou um alvo de pesquisa e debate, a percepção dessas ideias é defendida por diversos pesquisadores, entre eles podemos citar, Francisco Ferreira (2010), que fala sobre como o uso de diferentes linguagens artísticas sensibilizam professores e alunos para um ensino de ciências mais criativos, melhorando a assimilação do papel da ciência e da arte, proporcionando o desenvolvimento em um ensino composto por metodologias que estimulem a imaginação, a criatividade, a sensibilidade e a intuição.

Então meus caros leitores, dado que a relação ciência arte existe há tempos, e basta uma pequena pesquisa para perceber que ambas em diversos momentos, ajudaram a aprimorar e expandir seus campos de visão, é realmente possível negar que elas não são totalmente independentes, mas que na verdade estão interligadas de forma se complementar? Pois pense bem, se realmente fosse assim, não teríamos a obra Eu, como uma das mais relevantes poesias brasileiras, ou ainda a crescente pesquisa para mostrar quais benefícios a união da ciência e da arte proporciona?

Maria Helena de Sousa Costa.

 

Referências

BRANDINO, L. Augusto dos Anjos. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/augusto-dos-anjos-1.htm. Acesso em: 23 jul. 2021.

FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa. Scielo, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100005. Acesso em: 23 jul. 2021.

LIMA, G. S.; RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. C. Ciência, poesia, filosofia: diálogos críticos da teoria à sala de aula. Scielo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698215986.Acesso em: 23 jul. 2021.

VENTURA, P. C. S. Ciência e poesia: uma conexão possível. Pensar a Educação em pauta, 2021. Disponível em: http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/ciencia-e-poesia-uma-conexao-possivel/. Acesso em: 23 jul. 2021.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário